18 dezembro, 2009

Xixi no banho é um tiro no pé

Por Efraim Rodrigues

Nesta semana a pergunta de uma repórter pegou-me totalmente desprevenido.
– Qual a sua opinião sobre a campanha do ONG SOS Mata Atlântica das pessoas fazerem xixi no banho para economizar água do vaso sanitário ?
A coluna de hoje é sobre o que passou pela minha cabeça nos poucos segundos disponíveis.

De cara me veio o óbvio: crise da água e cidadãos alienados. Cada descarga gasta doze litros de água. O Brasil tem quase 200 milhões de habitantes. Não havia tempo para fazer a conta, mas deve ser muita água. Eu próprio pratico isto, mas quantas pessoas querem fazer xixi justo durante o banho ?

Lembrei de um ambientalista que me apontou o jardim quando perguntei onde ficava o banheiro.
– Só se o assunto não for sério ! Disse-me, mostrando os limites de seu comprometimento ambiental.
(...)

Para ler toda a crônica de Efraim: http://www.efraim.com.br/Blog/Blogger/2009/05/24/6f414dda-9e53-42f1-98e6-cb65246e6180.aspx

Meu comentário no Blog do Efraim:
Dezembro 19 2009 - 12:57 - Isso é coisa de burocrata.

Só pode ser idéia de burocrata de ONG, que fez escola particular, curso superior, tem emprego bem remunerado, mora em apartamento, vive em cidade grande e nunca morou no interior do país, em cidadezinha de 8.000 habitantes, onde o piso do banho é de cimento rachado e a água de lavar é aquecida em lata no fogo à lenha.

Mijar no banho é nojento para quem vem tomar banho logo a seguir, sobre o mesmo piso, e deixa o ambiente fedido feito mictório de rodoviária.

Quem tem empregada em casa prá lavar seu box todos os dias, nem sabe que a realidade do país é primeiramente de higiene e saúde, e fica mirabolando idéias pequenas para economizar alguns litros de água.